Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.


Atribuições

No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas à Governança de TI são de competência do Escritório de Governança e Segurança da Informação (EGSI), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, Art. 21-B).

Entre as atribuições específicas de governança, destacam-se:

  • auxiliar as demais unidades da SETIC no desenvolvimento e documentação de métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores, visando à melhoria das atividades desenvolvidas;
  • monitorar métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores utilizados pelas demais unidades da SETIC;
  • documentar e propor a regulamentação dos métodos e processos de trabalho da SETIC;
  • manter registros sobre as informações necessárias à governança de TIC, a exemplo do parque tecnológico, indicadores, metas, orçamento, entre outros;
  • centralizar as informações relativas a todos os itens monitorados pelas unidades que integram a SETIC;
  • acompanhar o cumprimento das metas relativas à área de TIC, estabelecidas nos Planos Estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, do Tribunal e da SETIC;
  • planejar e adotar as medidas necessárias ao levantamento de dados e informações relacionados à governança de TI visando atender a solicitações e determinações do CNJ, CSJT, TCU, dentre outros órgãos;
  • auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Planejamento Estratégico de TIC - PETIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI

2019-2020

2017-2018

2015-2016

Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)

A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região é disciplinada pelo ATO DG.PR.Nº 049/2011.

Atribuições

  • Elaborar a proposta do PETI;
  • Acompanhar a execução do PETI;
  • Apresentar, para aprovação pela Presidência, o PDTI proposto pela SETIC para o exercício seguinte;
  • Acompanhar a execução do PDTI;
  • Manifestar-se sobre as ações e investimentos não previstos inicialmente no PDTI;
  • Sugerir à Presidência do Tribunal a implementação e aperfeiçoamento de sistemas judiciários e administrativos, bem como normas e procedimentos de utilização;
  • Receber e analisar as críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas em operação;
  • Sugerir à Presidência a prioridade das ações de informática;
  • Planejar, acompanhar, propor estratégias, sugerir soluções ou regulamentações para a implantação do processo eletrônico;
  • Exercer outras atribuições definidas pela Presidência em relação à tecnologia da informação e comunicação.

Composição

  • 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
  • 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
  • Diretor-Geral da Secretaria;
  • Secretário Geral da Presidência;
  • Assessor de Gestão Estratégica;
  • Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atas de Reunião

Data Reunião
01/08/2019 27ª Reunião do COMTIC
10/12/2018 26ª Reunião do COMTIC
14/11/2018 25ª Reunião do COMTIC
23/08/2018 24ª Reunião do COMTIC
04/04/2018 23ª Reunião do COMTIC
06/12/2017 22ª Reunião do COMTIC
09/10/2017 21ª Reunião do COMTIC
19/07/2017 20ª Reunião do COMTIC
26/05/2017 19ª Reunião do COMTIC
19/04/2017 18ª Reunião do COMTIC
07/12/2016 17ª Reunião do COMTIC
15/05/2016 16ª Reunião do COMTIC
16/03/2016 15ª Reunião do COMTIC
04/02/2016 14ª Reunião do COMTIC
08/09/2015 13ª Reunião do COMTIC
13/05/2015 12ª Reunião do COMTIC
01/09/2014 11ª Reunião do COMTIC
30/05/2014 10ª Reunião do COMTIC
19/03/2014 9ª Reunião do COMTIC
05/08/2013 8ª Reunião do COMTIC
21/06/2013 7ª Reunião do COMTIC
30/03/2012 6ª Reunião do COMTIC
05/03/2012 5ª Reunião do COMTIC
06/05/2011 4ª Reunião do COMTIC
26/10/2010 3ª Reunião do COMTIC
08/09/2010 2ª Reunião do COMTIC
17/08/2010 1ª Reunião do COMTIC

 

Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)

Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC

 

Projetos Estratégicos de TI

 (Atualizado em 27/09/2019)

Projeto       Processo Situação    Conclusão
 EPTI-P44 - Modernização das Salas de Audiência 31781/2017 Projeto concluído.  Janeiro/2019
EPTI-P45 - Implantação do sistema de Diárias e Viagens  31944/2017 Homologação reiniciada pela SOF, utilizando a nova versão do sistema (4.17.2) Dezembro/2019
EPTI-P49 - Implantação FolhaWeb 32130/2018 Folha de setembro gerada, paga e apropriada corretamente. No momento, estão sendo feitos ajustes pós folha em cadastros, homologação da versão 1.4.0 do sistema, além de decisões para a conclusão do projeto.

Dezembro/2019

EPTI-P50 - Alvará Eletrônico 31991/2018 Projeto concluído. Janeiro/2019
EPTI-P51 - Módulos remanescentes do SIGEP - Instalação do módulo de Designação de Magistrados ainda não priorizada pelo EPTI. Módulos de Avaliação Funcional e PROGECOM aguardando ações das gestoras. Os módulos de Estagiários não foi liberado. Módulo de Integração com o PROAD e de Autoatendimento a ser avaliado na versão 1.14 do SIGEP. A ser planejada
EPTI-P52 - Cadastro de Penhora - Sistema disponibilizado pelo TRT15 mas ainda não priorizado pelo escritório. A ser planejada
EPTI-P41 - Aperfeiçoamento da gerência de projetos e portfólio - Projeto pausado temporariamente. Nova metodologia já em uso, com apoio do escritório na proposta da SETIC de escalabilidade do uso das práticas ágeis. A ser planejada
EPTI-P48 - Implantação do Prontuário Eletrônico de Saúde 31878/2017  Instalada a nova versão do sistema (1.9.0.0) e informado aos gestores. Homologação ainda paralisada. A ser planejada
EPTI-P53 - Implantar solução de Inteligência de Negócio (BI) - Implantada a primeira entrega do projeto: Painel Ata Dinâmica de Correição e Painel Produtividade do 1o grau. Em andamento, o Painel de produtividade do 2o grau e novos ajustes nos painéis já implantados.  Dezembro/2019
EPTI-P56 - Implantação do sistema Plenário e Secretaria Eletrônica -

Sistema já instalado no TRT, pendências técnicas resolvidas, equipe do TST já está acessando nossa base para verificação. Será necessária a instalação da versão 2.4.4 do PJE para corrigir um problema identificado. A versão atual do PJE é a 2.4.3.

Dezembro/2019
EPTI-P57 - Reestruturação dos sites -

Programada para dia 30/09 a apresentação aos gestores da primeira entrega do projeto (padronização da identidade visual do site, de acordo com a resolução CSJT 243/2019).

Dezembro/2020

Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos

  1. Módulo I - Introdução
  2. Módulo II - Gerenciamento Ágil de Projeto

 

Política de Segurança da Informação

  1. RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 067/2013 - Institui a Política de Segurança da Informação do TRT da 20ª Região

Processos de Contratação de Soluções de TIC (Ato nº 200/2014)

Diagramas dos processos:

  1. Modelo de Planejamento das Contratações de STIC - TRT20
  2. Criação do Plano de Contratação de STIC
  3. Gestão do Plano de Contratação de STIC
  4. Planejamento das Contratações de STIC
  5. Elaboração dos Estudos Preliminares

Modelos dos documentos:

  1. Análise de Viabilidade de STIC v2.0
  2. Documento de Oficialização da Demanda de STIC
  3. Estudos Complementares de STIC v2.0
  4. Estudos Preliminares de STIC v2.0
  5. Formulario de Equivalência de Estudos Preliminares
  6. Formulario de Equivalência de Termo de Referência
  7. Plano de Contratação
  8. PRE DOD ou DLD - Documento de Levantamento da Demanda de STIC
  9. Termo de Referência - completo - v3
  10. Termo de Referência - entrega imediata e valor até 80 mil

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08