Magistrados e servidores do TRT20 participaram nessa quinta-feira, 26/09, da demostração do Projeto de Digitação por Voz apresentado pela juíza substituta da 8ª Vara do Trabalho, Luciana Dória de Medeiros Chaves, e pelo secretário de tecnologia da informação e comunicação, Marcos Xavier de Almeida Barretto.

A 8ª Vara foi pioneira na utilização da tecnologia e vem apresentando resultados positivos desde a implantação do Sistema. De acordo com a juíza do Trabalho, já foram realizadas mais de 100 audiências com a digitação por voz. “Eu já conhecia essa tecnologia e passei para a Setic, que conseguiu viabilizar esta implementação junto ao sistema utilizado pelo Tribunal. Já estamos há mais de 15 dias fazendo uso e em média reduzimos 30% do tempo das audiências. Agora temos mais tempo livre para atender outras demandas e proferir sentenças de forma mais ágil”.

Para a secretária de audiências Rosimary Lima Santos, que participou da implantação do Projeto, um dos pontos mais favoráveis foi o ganho para a saúde do servidor. “Na minha função sempre digitei muito, então esse Sistema favoreceu. Esse é um ganho grande para mim e para minha saúde. Outros pontos positivos são a otimização do tempo e a menor probabilidade de erros, já que sai escrito exatamente o que o juiz quis dizer e as partes têm acesso, porque eles acompanham tudo pelo meu monitor. Os advogados também aprovaram o Sistema, então é um ganho para todos”.

Os servidores e magistrados que acompanharam a apresentação aprovaram a nova tecnologia. A secretária de audiência da 5ª VT, Tâmires Lima Bonfim, elogiou a iniciativa e já solicitou o equipamento. “Será muito produtivo porque vai diminuir o tempo das audiências e aumentar a produtividade dos juízes em sala de audiência, dando mais celeridade aos processos. Além disso, é um sistema que vai melhorar a saúde do servidor, já que essa função exige muita digitação”.

O próximo passo será identificar e implantar a digitação por voz em outras situações no âmbito do TRT, visando melhorar a produtividade e qualidade de vida de magistrados e servidores. Os interessados em adotar a digitação por voz nas suas atribuições podem solicitar o apoio e equipamentos necessários à SETIC.

Boa aceitação

Nesta sexta, 27/09, o juiz substituto José Ricardo de Almeida Araújo iniciou o uso da Digitação por Voz na 4ª Vara do Trabalho. Na ocasião, a Desembargadora presidente do TRT20, Vilma Leite Machado Amorim, também esteve presente.

Durante a apresentação da nova tecnologia, o juiz se mostrou satisfeito com a ferramenta.“É um Projeto que agiliza muito e facilita a produção da audiência. Não precisa mais resumir o que foi dito pela testemunha, porque a tecnologia permite que tudo seja digitado automaticamente sem perda de tempo”.

 

Fotos: Roberta Dias 

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08