Selo Sou 100% PJe
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) realizou, nesta sexta-feira, 18/10, mais uma edição do Fórum de Saúde e Qualidade de Vida. O evento, organizado pelo Setor de Programas de Qualidade de Vida do Tribunal, teve como tema principal “Longevidade com Saúde”.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da EJUD20, desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso e pela diretora do TRT20, Mônica Oliveira Barreto que destacaram a importância de eventos como esse para promover uma melhor qualidade de vida ao servidor.

Após a abertura, a programação do Fórum de Saúde e Qualidade de Vida teve início com a palestra “Como Envelhecer com Saúde?”, ministrada pela médica geriatra Juliana Silva Santana Pereira, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

“As vezes a gente fica na correria do dia a dia e não dá a devida atenção à saúde. Quando somos jovens temos reservas boas, não temos doenças, então a gente não se preocupa e não pensa que no futuro essa situação pode se inverter. Então, o objetivo maior aqui hoje foi mostrar que é necessário se preocupar com a saúde para se manter bem, especialmente, na terceira idade. Se a gente cuida da saúde durante todo esse processo de envelhecimento, com certeza vamos conseguir viver melhor na terceira idade. A saúde é fundamental para que o ser humano seja independente e autônomo e deve ser uma prioridade nas nossas vidas”, destacou Juliana.

Em seguida foi a vez da nutricionista Miriam Duarte Barros, especialista em nutrição clínica, que proferiu palestra com o tema “Aspectos Nutricionais para Longevidade”. “O foco hoje foi falar dos aspectos nutricionais na longevidade e qualidade de vida. Para chegar em um envelhecimento saudável, a gente tem que mudar nossos hábitos alimentares também. Para isso é importante utilizar alimentos mais saudáveis, equilibrados, em quantidade adequada. E evitar, ao máximo, alimentos industrializados. Precisamos consumir mais alimentos frescos, que compramos na feira, elaborar mais a alimentação e manipular nosso próprio alimento. Nunca é tarde para começar a mudar nossos hábitos, pois vai sempre ajudar a melhorar a qualidade de vida e a longevidade”, explicou.

Para encerrar o ciclo de palestras, o educador físico Yuri Aragão Sampaio, especialista em Atividade Física e Saúde, falou sobre o tema “Descubra como ser Ativo e Sinta os Benefícios do Movimento”. Além da explanação, Yuri também promoveu algumas atividades físicas com os servidores.

“Hoje é uma evidência concreta que o exercício físico tem que estar presente na vida de todas as pessoas, independente da idade. E, no processo de envelhecimento, ele se torna muito mais eficaz, mais importante e imprescindível. Então, o que abordamos hoje foi uma forma mais fácil de fazer de exercício, sem ter que, necessariamente, entrar numa academia. Na verdade, a ideia é dar estratégias para que eles consigam, em pouco tempo, desenvolver alguma atividade física, até mesmo dentro de casa. Por isso, além da informação, também fizemos questão de trazer alguns exercícios para eles já perceberem a importância, os efeitos no nosso corpo e como a gente pode colher bons frutos disso”, completou.



Fotos: Daniela Sampaio/Ascom