• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Nesta segunda-feira, 13/1, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, acompanhado de Comitiva, realizou visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20).

A iniciativa integrou a agenda de visitas do Ministro Dias Toffoli a órgãos do Poder Judiciário no Estado de Sergipe, que incluiu também o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) e a Seção Judiciária Federal do Estado de Sergipe (JF-SE).

Na oportunidade, a Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Vilma Leite Machado Amorim, entregou ao Ministro a insígnia da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista, no Grau Grã-Cruz, mais alta honraria concedida pelo Tribunal.

Durante seu agradecimento, o Ministro ressaltou a importância da Justiça do Trabalho para a Justiça e para a sociedade como um todo. Ressaltou o excelente trabalho realizado pela juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, titular da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju, que atua, desde 2018, como Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ, e que foi nomeada, em dezembro de 2019, Conselheira do CNJ, após sabatina realizada pelo Senado Federal.

Após a entrega da Comenda, o Ministro, na companhia de sua Comitiva, reuniu-se com os desembargadores do TRT da 20ª Região. Ao final, o Ministro Presidente do STF presenteou a Desembargadora Presidente do TRT da 20ª Região com uma edição especial da Constituição Federal, em comemoração aos 30 anos da Constituição Cidadã.

“Esta visita, de caráter institucional, é também uma forma de reconhecimento da importância da Justiça do Trabalho, a qual presta um serviço extremamente relevante na resolução de conflitos nas relações trabalhistas. O judiciário brasileiro é o que tem maior número de processos no mundo e tem julgado um número de processos que nenhum outro país tem atingido. Esse panorama não é diferente aqui no Judiciário do Estado de Sergipe, cujos Tribunais têm sido sempre destaque entre os Tribunais brasileiros, e a Justiça do Trabalho tem prestado um serviço de altíssima relevância em âmbito regional. É com grande satisfação que estamos aqui dialogando e enfatizando esse trabalho desenvolvido pela Justiça do Trabalho em Sergipe e em todo o Brasil”, ressaltou o ministro Dias Toffoli.

A Desembargadora Presidente do TRT20, Vilma Leite Machado Amorim, reforça que receber esta visita tem uma importância fundamental, principalmente em razão do momento pelo qual a Justiça do Trabalho vem passando. "O ministro Dias Toffoli se colocou muito bem ao falar que quem ataca a Justiça do Trabalho está atacando a Justiça como um todo. Esse diálogo foi muito importante, ainda mais sabendo de sua formação em Direito do Trabalho e de sua experiência, no início da carreira, na área trabalhista. É de extrema relevância termos o apoio do Ministro e do Supremo Tribunal Federal, principalmente para desmistificar toda a propaganda negativa que existe a respeito da Justiça do Trabalho - na qual a colocam com a mais cara, quando sabemos que não é a mais cara, mas sim a que mais arrecada -, bem como enfatizar a essência da Justiça do Trabalho, que é a de pacificar os conflitos trabalhistas”, concluiu a desembargadora.

 
 
  
 Ascom/TRT20